Demorou mas finalmente postarei o conteúdo de vocês.
Como já tinha comentado em sala, são só 3 postagens, e cada uma delas equivale a um conteúdo diferente, mas relacionados com Anatomia e Fisiologia do corpo Humano.
SISTEMA RESPIRATÓRIO:
Para início de conversa, gostaria que vocês vejam este vídeo, bem instrutivo que informa a finalidade da respiração e como as hemácias transportam o O2 por todos os sistemas que integram nosso corpo.
Olha aí:
Depois que vocês assistirem ao vídeo e observarem a ilustração do sistema respiratório, proponho a realização de uma discussão sobre o termo Hematose, (citado e explicado no vídeo ) como este processo ocorre, quais mudanças fisiológicas e químicas acontecem e no fim do comentário falem de uma doença respiratória do seu interesse (pode ser qualquer uma, realize uma pesquisa e coloque apenas as partes mais relevantes).
Vamos lá?!
Beijos!!!
Hematose é a troca de gases que ocorre devido à diferença de concentração de oxigênio e gás carbônico por um processo conhecido como difusão. Graças à esse processo ocorre as trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
ResponderExcluirDevido a esse processo, mediando o sistema respiratório e o sistema circulatório, o sangue venoso, concentrado em CO2 e convertido em sangue arterial rico em O2, é distribuído aos tecidos do organismo para provimento das reações metabólicas das células.A asma é uma doença que afeta pessoas de todas idades, sendo mais frequente na infância. É caracterizada por um quadro inflamatório crônico dos brônquios, que ficam estreitos e diminuem a passagem do ar. Pessoas que são susceptíveis a doença apresentam sintomas como tosse frequente, dor e chiado no peito e dificuldade para respirar. Esta inflamação deixa as vias aéreas sensíveis ao ar frio, a fumaça do cigarro, produtos com cheiro extremamente forte e alérgenos.
As crises são compostas de falta de ar, tosse e sibilos (barulho provocado pela passagem de ar nas vias respiratórias estreitas). Elas podem ser controladas com o uso de medicação específica. Geralmente a asma desaparece com a idade, se persistir na fase adulta, a doença se agrava.
De: Josimar Carvalho Souza