segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Boas Vindas e Instruções




Salve queridos alunos e alunas!

Esta postagem servirá como guia para a participação e construção do conhecimento em Biologia nesta IV Unidade!
Como percebo, a maioria de vocês está ligadinho/a no mundo virtual, então, esta é uma estratégia para despertar ainda mais o interesse de vocês pela Biologia e pela vida!!!
Vamos Biologar, discutir, debater, expôr novidades, e a participação de cada um é, sem dúvida, importante para manutenção do Blog e melhor aprendizado. Sintam-se acolhidos e a vontade para propôr qualquer sugestão.

Uma postagem será lançada todas as semanas, no decorrer da IV unidade sobre o tema que cada uma das séries estarão estudando em sala de aula, e cada aluno deverá fazer dois comentários, no mínimo. Estes comentários podem conter vídeos que vocês encontrarem sobre o assunto, pode ser uma crítica à postagem, uma notícia sobre o tema, dúvidas que não deu tempo de perguntar na hora da aula, podem ainda comentar os comentários feitos pelos colegas. Só não vale postar o mesmo comentário do colega, ou não postar nada.


Vamos lá galerinha, quero ver todos participando e interagindo!!!


Beijo!! :*




10 comentários:

  1. Vamos lá Tia Régia estou ansioso para começar- Rafael Santana

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=QC4-q2fOwZE
    este vídeo possuí varias explicações e definições, no qual achei interessante.

    ResponderExcluir
  3. Ácidos nucléicos
    Os ácidos nucléicos são moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos. Cada nucleotídeo, por sua vez, é formado por três partes:
    um açúcar do grupo das pentoses (monossacarídeos com cinco átomos de carbono);
    um radical “fosfato”, derivado da molécula do ácido ortofosfórico (H3PO4).
    uma base orgânica nitrogenada.
    Podem ser de dois tipos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA), ambos relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) e transmissão hereditária das características.

    As primordiais diferenças e características entre os ácidos nucleicos são:

    Além do peso molecular, relativa à quantidade de nucleotídeos (tamanho da molécula), existem outras diferenças estruturais, como por exemplo:

    - A diferença das bases nitrogenadas: púricas e pirimídicas

    No filamento de DNA → Purinas (adenina e guanina) e Pirimidinas (timina e citosina).
    No filamento de RNA → Purinas (adenina e guanina) e Pirimidinas (uracila e citosina).

    - A essencial disposição (a sequência) dos nucleotídeos, implicando na diferença mantida entre os genes no filamento de DNA e dos códons e anticódons no filamento de RNA;

    - A conformação linear ou circular dos filamentos;

    - E a duplicidade complementar (fita dupla) observada no DNA, diferenciada da unicidade (fita única / simples) do RNA.
    Wesley Sales Pereira

    ResponderExcluir
  4. Os ácidos nucleicos são macromoléculas encontradas em todas as células vivas, que constituem os genes, responsáveis pelo armazenamento, transmissão e tradução das informações genéticas. Tais moléculas recebem esse nome devido ao seu caráter ácido e também por terem sido descobertos no núcleo celular, em meados do século XIX.

    Existem dois tipos de ácido nucleico: o ácido desoxirribonucleico, mais conhecido pela sigla DNA e o ácido ribonucleico, conhecido como RNA. Os ácidos nucleicos são constituídos por três diferentes componentes:

    Pentoses: são carboidratos cuja molécula é formada por cinco carbonos. A pentose que forma o DNA é conhecida como desoxirribose, enquanto a do RNA é chamada ribose (daí os nomes desoxirribonucleico e ribonucleico).
    Bases nitrogenadas: são compostos cíclicos que contêm nitrogênio. As bases nitrogenadas são cinco: adenina, citosina, guanina, timina e uracila; e destas somente as três primeiras são encontradas tanto no DNA quanto no RNA. A base nitrogenada timina ocorre somente no DNA, enquanto a uracila é uma base exclusiva do RNA.
    Fosfato: um radical derivado da molécula do ácido fosfórico, composto químico responsável pelo caráter ácido dos ácidos nucleicos.

    A união das pentoses às bases nitrogenadas e aos fosfatos forma um trio molecular que recebe o nome de nucleotídeo. Ambos os tipos de ácidos nucleicos são compostos por uma sequência de nucleotídeos, que são ligados entre si por meio dos radicais fosfatos, formando longas cadeias polinucleotídicas. Os nucleotídeos detêm grandes quantidades de energia, o que contribui para a realização de diversos processos metabólicos.

    Os ácidos nucleicos apresentam uma estrutura espacial bastante complexa e peculiar. As moléculas de DNA são constituídas por duas cadeias polinucleotídicas enroladas uma sobre a outra, o que se assemelha com uma grande escada helicoidal. Essas duas cadeias se unem por meio de pontes de hidrogênio entre determinados pares de bases nitrogenadas: a adenina emparelha-se com a timina, enquanto citosina emparelha-se com guanina.

    Já as moléculas de RNA, em geral, são compostas por uma única cadeia, que é enrolada sobre si mesma por meio do emparelhamento das bases complementares num mecanismo semelhante ao do DNA, no entanto, no RNA a adenina emparelha-se com a uracila. Em alguns casos, o RNA também pode ter dupla-fita, como é o caso do mosaico do tabaco.

    Além do núcleo celular, o DNA também está presente nas mitocôndrias e nos cloroplastos, organelas capazes de sintetizá-lo. A partir do DNA são transcritas as moléculas de RNA, que podem ser de três tipos principais: RNA mensageiro (RNAm), RNA ribossômico (RNAr) e RNA transportador (RNAt).

    Patrício Santana Das Neves

    ResponderExcluir
  5. Olá Galeria do 1º ano, olá tia Régia tudo bem com vocês?
    Então nossa linda professora no inicio do conteúdo colocou As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA, mas se ela pedisse a vocês para falar sobre cada umas dessas bases nitrogenadas vocês saberiam responder?
    Se a resposta for não a solução está aqui. Aqui nesse conteúdo você vai encontra a definição de cada uma dessas bases nitrogenadas

    Adenina

    A adenina é uma purina que possui uma grande variedade de papeis em bioquímica participando da respiração celular, na forma de adenosina trifosfato (ATP), dinucleotídeo nicotinamida-adenina (NAD) e dinueleotídeo Flavina-adenina (FAD). Na síntese de proteínas participa como um componente químico do DNA e RNA. [3]

    Citosina

    Citosina é uma substância cristalina, uma base nitrogenada, derivada do aminado da pirimidina cuja fórmula é a seguinte:C4H5N3O. É uma das bases que compõem o código genético.

    Guanina

    Guanina é uma base nitrogenada, orgânica, assim como a adenina, a citosina e a timina, que se une com uma molécula de desoxirribose (pentose, monossacarídeo) e com um ácido fosfórico, geralmente o fosfato, para formar um nucleotídeo, principal base para formar cadeias poli nucleotídeas que, por sua vez, formam o ADN (ácido desoxirribonucléico).

    Timina

    A timina é uma base nitrogenada que compõe o nucleotídeo, a principal estrutura que forma o ácido desoxirribonucleico, mais conhecida como ADN ou DNA.
    A estrutura da timina é formada por substâncias químicas que formam uma molécula num único anel. Este tipo de composição é chamada pirimidina.
    A timina é a única molécula que existe apenas no ADN. As outras moléculas (guanina, citosina e adenina) também fazem parte do ácido ribonucleico (ARN ou RNA). Nela, a timina é substituída pela uracila.

    ResponderExcluir
  6. Muito Bem Galerinha: Wesley, Patrício, Rafael e Maurício.

    Os comentários de vocês enriqueceram ainda mais esta postagem!!!

    Aguardando o comentário dos outros colegas de classe.

    Vamos lá, sei que são capazes!!!

    ResponderExcluir
  7. Os ácidos nucléicos são responsáveis pelo controle de todas as atividades celulares e pela manutenção da estrutura das células, além de estarem relacionados com os mecanismos de hereditariedade, isso é, com a capacidade que as células e os seres vivos têm de transmitirem as suas características para os descendentes. Nos seres vivos, há dois tipos de ácidos nucléicos: o ácido desoxirribonucléico (DNA ou ADN) e o ácido ribonucléico (RNA ou ARN), que apresentam papéis distintos. O DNA é encontrado nos cromossomos, dirige a síntese de proteínas e, desta forma, controla as atividades metabólicas e a arquitetura das células e dos seres vivos como um todo. O RNA recebe as informações contidas nas moléculas de DNA e as transfere para os ribossomos, onde as enzimas e outras proteínas são produzidas.

    Gabriel Pereira

    ResponderExcluir
  8. Os ácidos nucléicos são substâncias orgânicas ácidas descobertas inicialmente no núcleo celular,. Essas moléculas podem ser de dois tipos: DNA ou RNA. DNA é a sigla usada para indicar o ácido desoxirribonucléico; RNA, por sua vez, é a sigla de ácidos ribonucléicos ácidos nucléicos que são compostos por um ácido fosfórico. O DNA E RNA diferenciam se um do outro pelo açúcar e pelas suas bases nitrogenadas- encontradas em seus nucleotídeos Além de todas essas diferenças em sua composição, o DNA e o RNA diferenciam-se por sua estrutura. Enquanto no DNA observamos uma dupla fita em hélice, no RNA observa-se apenas uma cadeia que pode enrolar-se sobre si mesma.


    MUTACOOES
    Mutação é uma mudança no DNA, o material hereditário da vida. O DNA de um organismo afeta sua aparência, seu comportamento e sua fisiologia-Por isso uma mudança no DNA de um organismo pode causar mudanças em todos os aspectos da vida. A MUTACAO CARACTRIZA SE QUANDO UMA ALTERACAO NA SEQUENCIA DE BASES NITOGENADAS DE SEGMENO DO DNA

    Jessica Maria Souza costa

    ResponderExcluir